Vigilância em Saúde orienta cuidados especiais para pessoas que estiveram em outros países e cidades brasileiras
A Prefeitura do Rio Grande, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, informa que pessoas recém chegadas ao Município, vindo de outros países ou regiões do Brasil, devem tomar alguns cuidados específicos em relação ao Coronavírus. Os sintomas da doença podem levar até 14 dias para começar a aparecer.
Segundo a Superintendente do núcleo, Michele Meneses, uma vez que certas regiões do país já apresentam circulação do vírus, como as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, são necessárias medidas de precaução e isolamento. “Já temos situações de transmissão comunitária no país. Então as pessoas que vêm de fora da cidade têm essa responsabilidade social de ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, e devem evitar o contato com mais pessoas, inclusive com seus familiares”, salientou.
Quanto aos sintomas, Michele esclarece que a pessoa deve ficar em isolamento em sua casa e só procurar unidades de saúde se vier a apresentar maior gravidade. “Se apresentar sintomatologia leve, sem febre alta e sem dificuldade para respirar, a pessoa pode ficar em casa e monitorar a situação. Se julgar necessário, pode ligar pra vigilância para informar. Mas, se apresentar gravidade, como febre alta, dificuldade para respirar e mal-estar geral, deve procurar uma unidade de saúde”, explicou.
Números para esclarecimentos
Entre as medidas adotadas pela municipalidade para a prevenção à propagação da Covid-19, estão a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde e a contratação emergencial de novos profissionais da saúde para fortalecer o atendimento na Rede Municipal de Saúde. No entanto, antes de decidir procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, a população pode ligar para os números da Vigilância Epidemiológica do Município a fim de sanar dúvidas sobre os sintomas que possa estar apresentando, que podem ser de uma enfermidade diferente, sem relação com o coronavírus. Os números disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica são os telefones 3231-3456 e 3233-7288. Nestes contatos existem profissionais disponíveis para atender ligações e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. O Ministério da Saúde esclarece dúvidas similares pelo número 136 e a Secretaria de Estado da Saúde pelo número 150.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG