NotíciasRio Grande

Vigilância em Saúde pede para as pessoas testadas para a Covid-19 que atendam ao telefone

A Vigilância em Saúde está encontrando dificuldades em obter retorno dos pacientes que realizaram testes para a Covid-19. De acordo com o órgão ligado à Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio Grande, são mais de 200 pessoas que realizaram os testes e não atendem as ligações telefônicas da Vigilância para serem informadas dos resultados.

“Nós ligamos para os pacientes e eles não atendem ao telefone nem para receber o resultado do PCR, bem como para podermos divulgar esses dados. Isso dificulta nosso trabalho, sem falar que a pessoa que fez o exame pode estar circulando na rua, contaminando outras pessoas, se o resultado deu positivo. Temos resultados desde o dia 28 de novembro, cujas pacientes  não atendem ao telefone”, reclama a responsável pela Vigilância em Saúde, Michele Meneses.

A orientação da Vigilância é para que quem fez o teste atenda as chamadas telefônicas e fique em casa. Essa situação tem ocorrido desde que começaram a ser realizados os testes para diagnosticar se a pessoa tem ou não o vírus da Covid-19. “A medida que temos mais testes e resultados, obviamente, essa situação aumenta”, explica Michele.

A Vigilância em Saúde alerta à população, principalmente, àqueles que realizaram o teste para Covid-19 e que aguardam resultado, que é indispensável ficarem atentos ao telefone. Os casos só são divulgados no boletim diário da Vigilância, após contato com os pacientes.

Para que o boletim diário se mantenha atualizado e todos fiquem sabendo dos seus resultados, o número de contato disponibilizado para a Vigilância é o do TeleCovid-19: 0800 6424650.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.