NotíciasRio Grande

Vigilância monitora surto de Covid-19 em instituições de idosos no Rio Grande

A ocorrência de surto de Covid-19 em duas ILPIs – Instituição de Longa Permanência para Idosos na cidade do Rio Grande está sendo investigada pela Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande, por meio da Vigilância em Saúde. As instituições são Ebenézer Lar de Idosos e Centro Geriátrico Vivência.

A Vigilância recebeu a notificação de um funcionário positivo para Sarscov-2, no Centro Geriátrico Vivência, na tarde de 30 de outubro. De acordo com a SMS, o Centro conta com 14 residentes e cinco funcionários. Todos foram testados e dois residentes testaram positivo. Nos demais, o resultado foi negativo. A instituição foi orientada sobre as medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do vírus. A Vigilância manterá o monitoramento dos casos positivos e negativos, por um período de 14 dias.

Na quinta-feira (4), a Vigilância foi notificada pelo responsável da instituição Ebenézer Lar de Idosos, onde um idoso apresentou clínica respiratória positiva para Covid-19 e havia sido hospitalizado. Ainda conforme a Secretaria da Saúde, após a constatação de um funcionário ser possível fonte da transmissão, foi agendada testagem por RT-PCR para os 41 residentes e 20 funcionários. Todos estão vacinados.

A direção do Lar de Idosos foi orientada sobre as medidas a serem adotadas para evitar a transmissibilidade do vírus. A Vigilância manterá o monitoramento dos casos no período de 14 dias, independente dos resultados que estão sendo aguardados.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.