Vila da Quinta: Arroio das Cabeças transbordou e situação é preocupante
A Vila da Quinta é uma das regiões em Rio Grande onde, após o temporal de quinta-feira, 07 de setembro, há diversos pontos com muita água acumulada sobre as ruas e calçadas. A Defesa Civil do Rio Grande está no local e disse que segue atuando no atendimento à população e no monitoramento dos impactos da chuva.
O cenário de alagamentos está relacionado com o aumento do nível do Arroio das Cabeças, que já transbordou em alguns pontos e gera preocupação. Duas famílias já precisaram ser retiradas de suas casas em função do aumento do nível da água. Elas estão sendo acolhidas pelas equipes da Prefeitura e encaminhadas ao Salão Paroquial da Vila da Quinta. Outras seis famílias deixaram suas residências ainda durante o feriado e foram recepcionadas por parentes e amigos.
Nas últimas 24h foram registrados 151.2 mm de precipitação, quantidade superior à média histórica de todo o mês de setembro em Rio Grande, que é de 148,5 mm. Considerando todo o volume registrado desde o início do mês, já foram 178 mm.
Na noite de quinta-feira (7), a Secretaria de Zeladoria da Cidade percorreu diferentes regiões da cidade para verificar pontos críticos com grande acúmulo de água.
Conforme o secretário Marlon Soares, as casas de bombas e a drenagem estão funcionando. Entretanto, como o escoamento é direcionado para a Lagoa dos Patos, esse sistema não tem sido efetivo, já que a lagoa se encontra com nível bastante mais alto do que o normal, o que dificulta a saída da água das vias da cidade.
Devido à grande demanda de trabalho, a Defesa Civil disse que ainda não conseguiu computar os estragos no município, mas já existem informações de quedas de árvores, avarias nas redes elétricas, além das áreas alagadas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação