NotíciasRio Grande

“Viva Capilha”: Prefeitura e Sebrae assinam convênio para qualificação do turismo na região

Visando o desenvolvimento turístico sustentável da Vila da Capilha, Prefeitura e Sebrae assinaram ontem (10), em ato na Capela Nossa Senhora da Conceição, o convênio que marca o início de uma nova realidade para a região. “Viva Capilha” é um projeto construído de forma coletiva por meio da participação de diversos parceiros, e busca estabelecer uma identidade para a região para, assim, apresentar ao país o grande potencial turístico da região, com a inclusão da localidade nos principais roteiros turísticos do sul do Brasil.

Entre os principais pontos do acordo está a qualificação gratuita da comunidade em áreas estratégicas a fim de incentivar a geração de emprego e renda por meio de empreendimentos turísticos com mão de obra local. “Nossa Capilha tem aparecido na mídia da região, do Brasil e do mundo. É possível ver um número maior de pessoas vindo para cá, para visitar a capela, a praia e a Estação Ecológica do Taim. E nosso compromisso, assim como de todos os parceiros, é esse esforço para que a gente possa fazer um desenvolvimento local”, declarou o Prefeito Fábio Branco em seu pronunciamento.

Conforme explica o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, a assinatura do convênio representa uma nova etapa para a proposta. Iniciado no ano passado, o projeto foi tema de reuniões, oficinas e até de uma audiência pública, momentos nos quais foram debatidas as reivindicações e carências da comunidade local e as alternativas para o desenvolvimento turístico.

“Agora teremos dois anos de execução do projeto, para que a comunidade da Capilha possa se apropriar da proposta e aproveitar essa oportunidade, gerando emprego, renda e qualificação dos seus negócios com uma educação empreendedora junto ao turismo. Queremos deixar isso de legado a essa comunidade”, afirma.

Todo esse movimento planejado para explorar os atrativos naturais, culturais e históricos da Capilha tem importante participação do Sebrae, que irá atuar junto aos moradores para o fortalecimento econômico da proposta.

“O papel do Sebrae, em conjunto com os demais parceiros, é incentivar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas da vila da Capilha, para que aproveitem essa oportunidade de crescimento. Além disso, também serão realizadas outras importantes ações que foram apontadas pela própria comunidade”, diz a representante do Sebrae, Jussara Cruz Argoud.

Além da SMDIT e do Sebrae, participam do projeto Sesc, Senac, Senai, Senar, Mitra Diocesana, Nema, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Sindicato Rural, Furg, Ministério Público Federal, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Zeladoria da Cidade, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança entre outros.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.