Voluntários da Aapecan se unem e geram solidariedade e esperança
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra, em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado, por meio da campanha “Juntos pela Aapecan”. Evidencia-se, nesta data, a relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade. Um recente dado da Pesquisa Voluntariado no Brasil revelou que vem crescendo, ano após ano, o número de voluntários. Hoje, cerca de 59% da população adulta já se dedicou ao voluntariado e, dessas, 37% estão ativas no momento.
A Aapecan conta atualmente com 170 voluntários, distribuídos nas 15 Unidades no Rio Grande do Sul. Segundo a assistente social da Associação em Passo Fundo, Gabriele Sacomori Deon, o voluntário é muito importante, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, além de adquirir habilidades e experiências, conhecer novas pessoas, gerar um impacto positivo dentro da instituição e permitir que sejam realizados mais atendimentos, apoiando ainda mais pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Patrícia Puccinelli, de 34 anos, retomou o trabalho voluntário na Aapecan este ano após um período afastada de Rio Grande. Para esteticista, responsável pela ‘Tarde Relaxante’, a motivação para o trabalho voluntário está na certeza de poder fazer a diferença na vida das pessoas com um gesto tão pequeno como uma limpeza de pele.
“Cada atendimento é uma troca, de histórias, de energia, de amor, uma experiência fantástica”, conta.
Já Maria Aparecida Padovam de Lima, 70 anos, ministra as aulas de artesanato há 16 anos na Associação em Pelotas. Para ela, todas as terças-feiras são dias especiais, atuando com todo carinho e dedicação. Ver as atendidas chegarem com sorriso no rosto mostra que está no caminho certo.
“Ser voluntária não é dedicar um tempo ocioso, mas sim deixar seus afazeres para se dedicar a um trabalho maravilhoso.” Na Unidade de Santa Rosa, Daniella Wolf realiza seu trabalho voluntário por meio de aulas de meditação e Reiki. Terapeuta por formação, ela diz não ter pensado duas vezes quando recebeu o convite para realizar a atividade de forma gratuita: “Hoje, posso dizer que me sinto profundamente grata e honrada por fazer parte desse projeto. Trazer clareza sobre nossa energia, os chakras, e como nossos pensamentos, sentimentos e emoções impactam nossa vida é uma experiência transformadora.”
Seja um voluntário na Aapecan!
O voluntário é bem-vindo em todas as 15 unidades da Associação. Para participar prestando serviços, entre em contato com a Aapecan mais próxima e candidate-se a exercer o voluntariado. Conforme as demandas, as assistentes sociais irão orientar sobre a participação nas entidades. Saiba mais sobre a Aapecan no site: aapecan.com.br.
Assessoria de Comunicação Aapecan (Unidades de Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande)
Foto: Aapecan
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp