Zeladoria começa mutirão na Barra e drenagem do canalete da Barroso
Um mutirão de limpeza, drenagem pluvial, desobstrução de galerias e reparos em vias e praças teve início nesta semana na Vila da Barra. Equipes da Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) responsáveis pelo setor de praças e pelo corte de grama operam desde terça feira, em conjunto com equipes responsáveis pelo serviço de drenagens de galerias.
Todas as Bocas de Lobo da Barra receberão manutenção no mesmo molde dos serviços prestados desde 2021 nos demais bairros. Uma grande quantidade de entulhos e descartes vem sendo retirado destes locais. Muita grama também está sendo cortada e enviada ao plano de apoio da Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA) que atende cavalos resgatados em estado de abandono na cidade.
Os serviços na Barra vão até o final desta semana.
Canalete da Barroso
O canalete da Rua Almirante Barroso começou a receber reparos, limpeza e reconstrução de tampas e acessos depois de muito tempo. Não há registro nos últimos anos de qualquer serviço de manutenção naquele local. Segundo dados da secretaria de Zeladoria, a última manutenção realizada ali ocorreu em 2005.
A tubulação coberta com tampas de concreto, que se estende ao longo de toda a rua, é o principal responsável por dar vazão ao escoamento pluvial do Centro e do bairro Getúlio Vargas. Por ali a água da chuva segue até as casas de bomba próximas a Vila Santa Tereza, de onde é escoada para a Lagoa da Mangueira. A desobstrução das tubulações é fundamental para evitar alagamentos e garantir o escoamento das águas da parte central da cidade.
Conforme o cronograma da SMZC o trabalho seguirá até a próxima semana.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação