Zelionara Branco: Temos a pretensão de vacinar os acamados até o final da próxima semana
Rio Grande já recebeu 8.050 doses da vacina da covid-19. O município já vacinou 3.674 pessoas, sendo 2.847 profissionais de saúde, 662 residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s), 39 indígenas e 99 Pessoas com Deficiência (PCD´s). De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na primeira fase estes são os grupos que devem ser vacinados. Zelionara Branco, secretária Municipal da Saúde, explicou que a última etapa deste grupo prioritário é vacinar os trabalhadores inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, mais de 6.300 profissionais de clínicas e consultórios privados que não atendem pacientes da covid-19 diretamente.
Zelionara esclareceu ainda sobre a próxima etapa da vacinação em Rio Grande, “Estamos aguardando a definição do Estado sobre o envio de doses. Temos a pretensão de iniciar a vacinação dos acamados até o final da próxima semana. Idosos acamados em domicílio, provavelmente com início para idades acima de 75 ou 80 anos”. As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, através do Governo Federal para os Estados. No Rio Grande do Sul, as doses são entregues para as Coordenadorias Regionais de Saúde. A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, localizada em Pelotas, responsável por 22 municípios, abrangendo Rio Grande, executa a logística de entrega para cada cidade.
Em Rio Grande, os trabalhadores dos hospitais ainda não foram vacinados em sua totalidade, contudo, esse processo já está em estágio final. No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por exemplo, até a data de ontem, dos 1.506 profissionais, já haviam sido vacinados 1.196, e nesta sexta-feira, a expectativa é aplicar mais 70 doses do imunizante. Além disso, o HU-Furg explica que como muitos profissionais atuam em mais de um local, alguns receberam o imunizante em outra instituição de trabalho. Segundo informações do HU-Furg, o processo tem ocorrido de forma organizada, as doses são recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde, o hospital entrega a documentação dos vacinados, incluindo a devolução dos frascos vazios e no mesmo dia, são recebidas mais doses.
A Santa Casa do Rio Grande, assim como o HU, também informou que tem recebido as doses semanalmente.
Novas doses
Governador Eduardo Leite e a Secretária de Saúde do Estado Arita Bergmann, na manhã desta sexta-feira (05/02), anunciaram a chegada de mais 193,2 mil doses da vacina CoronaVac prevista para o final de semana no Estado. A quantidade de doses enviadas a cada Coordenadoria Regional ainda será informada.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Pixabay
Porque somente 39 indígenas foram vacinados?!!!